A FinnCham, a Câmara de Comércio Brasil-Finlândia, celebrou 10 anos de fundação. A data foi relembrada em um radiante encontro, dia 09 de junho de 2022 no Auditório do Consulado Finlandês em São Paulo. O evento reuniu personalidades finlandesas, homenageou a cultura do país nórdico e, para comemorar, as comidas típicas consagraram o sucesso do relacionamento entre esses países. Na ocasião, o livro “FINNCHAM 10 anos”, foi lançado em homenagem à jornada que fortaleceu a conexão entre Brasil e Finlândia. A publicação apresenta a cronologia dessa história.

O destaque da solenidade foi a entrega da medalha de “Ordem do Sisu”, o conceito finlandês de orientação para a ação e a força para superação de obstáculos. Diversos representantes da FINNCHAM Brasil foram laureados, entre eles: o fundador da FINNCHAM Brasil, Jan Jaren; o embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leionen; e a diretora da Business Finland América Latina, Heidi Virta.

A Finlândia é referência em gestão e prosperidade, foi eleita pela quinta edição consecutiva do Relatório de Felicidade Mundial da ONU, o país mais feliz. Este índice analisa, anualmente: o PIB, a educação, a qualidade de vida, a corrupção entre outros fatores relacionados ao bem estar e ao desenvolvimento do capital humano. Sem dúvida, um exemplo a ser perseguido, uma inspiração para a manutenção e o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Finlândia. A FinnCham é a principal responsável por estruturar essa rede de conexões.

O então embaixador Joukko Leinonen parabenizou a FinnCham e destacou o trabalho em conjunto com a embaixada: “Sempre trabalhamos estreitamente com nossa comunidade de empresas, mas a FinnCham tem criado uma forma mais organizada e mais fácil de juntar as empresas para ações comuns, dividir informações sobre oportunidades no mercado brasileiro além de planejar e calibrar nossos esforços em apoio das empresas.”

Já o presidente da FinnCham Brazil, Sérgio Chamone, salientou que a Finlândia já está colhendo frutos desses dez anos da câmara: “a Finlândia é cada vez mais conhecida dos brasileiros e sua imagem está ficando ainda mais clara na mente dos decisores, como um país líder em inovação, sustentabilidade, educação, qualidade, seriedade, honestidade e produtos de alta tecnologia”.